ATIVIDADE 5 - Semana 11/05/2020 a 15/05/2020

Tema: Introdução Cultura Maker


Habilidade: (EF89TEC17) Engajar-se de maneira colaborativa para resolver problemas locais e/ou globais envolvendo participação, inteligência coletiva e autoria colaborativa.


Oieeee! Se você é adepto de “pôr a mão” na massa e encontrar soluções criativas para seus problemas, sem dúvida, está muito mais próximo da cultura maker do que imagina.


Você já parou para pensar em como a tecnologia facilitou encontrar soluções práticas (e a baixo custo) para nossas necessidades cotidianas? Se antes dependíamos de produtos e serviços existentes no mercado para resolver nossos problemas, hoje é possível que você mesmo produza aquilo que precisa, com um ou dois cliques. Quando estamos criando vídeos no Instagram, ou sendo Youtuber, escrevendo um post, também estamos produzindo uma "cultura maker"


Estamos num momento em que a inovação, a sustentabilidade e o compartilhamento de ideias tornaram-se palavras de ordem. Mais e mais pessoas estão encontrando formas de conceber suas ideias de maneira personalizada, fugindo da escala industrial que persistiu por décadas na cadeia de produção.


Não importa a idade, a curiosidade está associada à capacidade e ao potencial de fazer, sobretudo, com o apoio dos recursos digitais.


Se liga na matéria abaixo:



Arthur Ribeiro, estudante do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino médio, desenvolveu dentro de casa sua própria impressora 3D. A criação foi possível com a doação de uma impressora “comum” pelo seu professor Sérgio Dantas. Utilizando materiais encontrados em ferro velho, Arthur produziu a impressora com aparatos de máquinas de escrever e um motor adaptado.

O jovem estuda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no Campus de Araraquara e baseou - se em seus aprendizados para manipular na prática sua ideia. Após a fabricação, Arthur decidiu imprimir suporte para face shields que serão doados gratuitamente aos profissionais de saúde que estão ajudando no combate ao Coronavírus.

Face shields são protetores faciais e funcionam como barreiras físicas a agentes infecciosos, como o COVID19. Com contato direto com a doença nos Hospitais, os profissionais da saúde necessitam de uma proteção eficiente para poder ajudar todos os pacientes infectados, assim como evitar o contágio dentro e fora do ambiente de trabalho.

Devido a escassez de equipamentos de proteção individual desde o início do surto, muitos profissionais não encontraram face shields disponíveis para o uso. No entanto, com a viralização nas redes sociais, muitas campanhas de doação aumentaram, e Arthur é dos grandes exemplos de solidariedade nesta situação.

Siga @estudantesninja e fique por dentro das pautas de educação..

#educação #IFSP #estudantesninja

Reposted from @midianinja


Massa não é???


Nesse processo, se você tiver uma ideia inovadora (mesmo com recursos limitados) é possível aplicar a tecnologia disponível e colocá-la em prática de forma independente — para desenvolver protótipos de produtos de uso doméstico ou com fins comerciais.

É importante dizer que a cultura maker não está estritamente ligada à tecnologia. Como dissemos, os processos artesanais também são abrigados nesses conceitos.

Por exemplo, construir uma horta nos fundos da escola, criar uma exposição permanente ou desenvolver uma engenhoca de papelão são atividades que podem gerar excelentes resultados para o aprendizado.

Atividade de hoje: FAÇA VOCÊ MESMO.


Produto caseiro para imunidade:  A cultura maker também resgata a antiga prática da medicina caseira, uma forma acessível de tratamento e prevenção de doenças.

Proposta desta Atividade: Você pode criar um chá misturado por exemplo: chá de limão com canela; ou colocar mais componentes, mel, gengibre, alho e etc. O que você tem na sua casa.

ou

Brinquedo com sucatas: O maker de brinquedos desenvolve carrinhos, bonecas, bonecos, fantoches, casinhas e etc. 

Proposta desta Atividade: Produzir brinquedo de sucata, recicláveis. Eu vou recolher para doação para as crianças quando retornar as aulas. Mas se você tiver irmãos (irmãs) pequenos ou conhece crianças que queiram pode doar, depois que me apresentar.

ou

Cosmésticos: O maker de cosméticos desenvolve perfumes, cremes, loções, xampus e muito mais.

Proposta desta Atividade: Reciclar batons velhos.

ou

Instrumentos musicais: O conceito de instrumentos caseiros e experimentais em música tem suas raízes antes do movimento make.

Proposta da Atividade: Você pode fazer tambores, chocalhos, ou outro instrumento de percussão. Mas não é para furar as panelas de suas mães, cuidado!

CONCLUSÃO: Você tem 4 sugestões. Escolha UMA delas. Use a criatividade. Não compre nada, use com os produtos que tem em casa. CRIEEEE #FIQUEEMCASA #ECONOMIZE

Pesquise na internet.

Não aceito produtos, instrumentos com utensílios cortantes, perfurantes, tóxicos, corrosivos, explosivos. Não há necessidade. 

Siga a seguintes instruções para entrega:

Passo 1: Coloque o Título (Produto caseiro para imunidade ou Brinquedo com sucatas  ou Cosmésticos (Batom Reciclado) ou Instrumentos musicais).

Passo 2: Produto fabricado por você.

Passo 3: Escreva os produtos utilizados para a sua criação.

Passo 4: Escreva a Receita ou Como os passos como você fez.

Passo 5: Envie a foto por e-mail ou por Whatsapp.

*LOGO PASSOU POR UM PROCESSO TECNOLÓGICO COM AS FERRAMENTAS QUE VOCÊ TEM* ISSO É CULTURA MAKER

Exemplo de como é para entregar esta ATIVIDADE:

Passo 1: Instrumentos musicais

Passo 2: Tambor

Passo 3: Produtos utilizados: Lata de Leite, Balão (Bexiga), Elástico

Passo 4: Estique o balão ao redor da lata. Use seus dedos para abrir o balão e expanda-o, de modo que ele se encaixe na parte superior dela. Estique o balão cortado na parte superior da lata. Dobrar as camadas de balões tornará o tambor mais durável, e os buracos na camada superior adicionarão um efeito decorativo divertido. Se quiser adicionar mais peso, você pode encher o recipiente com um punhado de arroz ou lentilhas secas antes de esticar o balão na parte de cima dele. Faça baquetas de lápis e papel de seda ou simplesmente use suas mãos para tocar o tambor junto a sua música favorita.

Passo 5: Foto (ENVIAR)





Reposta por e-mail danielapinheiro@prof.educacao.sp.gov.br ou por Whatsapp
Esclarecimento por Whatsapp (11) 9 8226-9908 (Segunda a Sexta-Feira no período da manhã) Identifique-se. Escola, Nome completo, Ano e Turma.

Confio em sua missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este vídeo foi produzido pelo engajamento dos alunos e alunas do oitavo, novo ano e ensino médio da EE Mademoiseille Perillier, como...